quarta-feira, 14 de outubro de 2009

O que é liderar?

Você sabia que nos evangelhos Jesus nunca disse sobre títulos hierárquicos numa igreja? A verdade é que Jesus nunca falou de uma instituição religiosa chamada igreja. Nossas mentes estão tão centradas em hierarquia que quando pensamos na Trindade, achamos que Deus Pai é maior que Jesus, por exemplo, a Bíblia não revela isso, pelo contrário, lemos que a Trindade trabalha em harmonia. A igreja primitiva se dividia em diáconos, apóstolos, mestres e profetas, mas não é relatado algo como diáconos serem maiores que os outros irmãos. Em Apocalipse se fala de anjos das igrejas, isso é um mistério, anjo da igreja poderia ser o pastor, mas se entendermos no literal, teria um anjo responsável por cada igreja. Ao fim deste texto você irá entender o que é um cargo de liderança pela Bíblia.

Primeiro precisamos entender o que é a Igreja de Cristo na Terra, não são apenas paredes legalizadas, mas Jesus nos ensina que Igreja, é um grupo de pessoas apaixonadas por Cristo Jesus, ou seja, em todo lugar que tiver dois ou mais reunidos conversando apaixonadamente sobre Jesus, ali é a Igreja do Senhor. Fé não é um sistema, Fé é o próprio Espírito de Deus que nos desperta a crer naquilo que nosso olhos carnais não vêem.

E não só conversar sobre, mas cantar, declarar o seu amor, a sua paixão por Deus. Se mais de uma pessoa estiver fazendo isso, já é a Igreja de Cristo na Terra. Mas porque tem que ser mais de um? O salmista já cantava que devemos adorar ao Senhor no meio da congregação dos santos, não entre quatro paredes frias. Devemos confessar Cristo com os nossos lábios e corações na presença dos homens, tem que ter gente testemunhando suas palavras de amor! então seja sincero com Deus. (Tolice não ser, Ele é onisciente)

Pessoas apaixonadas por Jesus gostam de se reunir em harmonia, por isso digo que se alguém estiver no grupo da fofoca, causando divisão na sua igreja, certamente este precisa avaliar sua salvação. Pois salvo que é salvo, ama verdadeiramente seus irmãos.

Agora vamos ao ponto! Já sabemos o que é igreja, um grupo de pessoas apaixonadas por Cristo. Quando os discípulos interrogaram Jesus sobre que seria o maior, Jesus disse que o maior é aquele que serve mais ao seus irmãos, é humilde como criança, é servo! E para mostrar isso Jesus lavou os pés de seus discípulos com a própria roupa! Por isso líder que só que saber de negócios, não é líder, é empresário, pois maldito é aquele que come a gordura de suas ovelhas e usa a obra de Deus para ganhar dinheiro, poder, e outras coisas para seu próprio bem.

Você pode questionar sobre eu ter dito de que Jesus não falou de pastores e líderes de deparamentos. Pode até usar a passagem em que Jesus disse a Pedro "apascenta minhas ovelhas", e dizer:"isso não estar falando sobre pastor?". Na versão King James, está escrito a palavra "feed", que seria "alimente" e não "apascente". Muitos acham que o dever do pastor é ganhar ovelhas, mas não, é servir, tratar, alimentar as ovelhas. Quem gera ovelha é a própria ovelha. Então daí parte o princípio que o dever dos líderes e pastores é servir a sua comunidade de pessoas apaixonadas por Cristo. Se você foi chamado por Deus para um cargo de liderança em sua Igreja, sirva dando o seu melhor, suje a sua túnica de linho branco nos pés das suas ovelhas apaixonadas.

Entenda que o Reino de Deus é o inverso desse reino. Liderar, na Terra, pode significar estar por cima de alguém, mandar, receber submissão. Liderar no Reino de Deus significa servir a todos. Sirva o alimento, sirva o amor, sirva os louvores. Quem serve é o maior, quem serve é líder.

Se você foi designado como líder do ministério de louvor, sirva as pessoas que fazem parte dele. Você é proibido de tirar proveito pessoal de sua liderança e não pode ser um tirano. Lave os pés dos músicos. E quando for ministrar para a igreja, pense em lavar os pés, através da música,  de cada irmão que participa do culto.

Escrito por: Lucas de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário